/
Colabore

Colabore

Colabore com designers e afins para criar os produtos, o merchandising e o suporte voltados à experiência geral do usuário. Gerencie o processo, mas envolva outras pessoas desde o início. Um input mais diversificado em termos de ideias de design gera melhores resultados. A colaboração concentra o foco da equipe em torno do projeto final e aumenta sua competência em design. Esboce ideias e construa wireframes (modelos virtuais) simplificados, deixando espaço para mudanças e iterações rápidas. À medida que sua equipe se torna mais proficiente – normalmente após várias sessões informais – planeje uma reunião formal de design. Reserve várias horas para o planejamento, em grupos de cinco a oito membros.

“Esta lista de riscos priorizados define o trabalho que a equipe deve continuar validando ao longo do ciclo de vida do projeto.”

Concentre-se primeiro no problema e nas barreiras. Peça a cada pessoa para realizar um brainstorming e esboçar ideias para a discussão em grupo. Cada pessoa deve levar alguns minutos para compartilhar um esboço e descrever o problema abordado. Coloque as pessoas em pares, combinando-as com ideias semelhantes e peça para que refinem ainda mais as ideias. Dê-lhes 10 minutos e peça para que os pares apresentem os seus resultados. Selecione as melhores ideias em grupo. Separe 45 minutos para discussão e votação.

“O Lean UX muda radicalmente o modo como estruturamos o nosso trabalho, reintroduzindo o contexto estratégico feito para facilitar nossas escolhas de recursos e design e, mais importante, como nós – toda a equipe, não apenas o departamento de design – definimos o que representa o sucesso.”

Como grupo, selecione uma ideia a ser seguida. Crie um documento detalhando o “Sistema de Design”, incluindo os padrões da marca. O objetivo é definir regras e fornecer exemplos a serem seguidos pelas diversas equipes enquanto trabalham em projetos diferentes. Isso evita a duplicação de esforços, acelerando o processo através da reutilização de projetos finalizados e elementos cruciais já aprovados. Reúna a sua equipe como um todo para construir o seu Sistema de Design. Evolua continuamente. Crie um repositório online para facilitar a partilha. Atribua um responsável para o manter atualizado e “acessível”.