/
Histórias de Usuário (User Stories)

Histórias de Usuário (User Stories)

Short Tip: Lembrete de um requisito necessário ao produto.


O que é?

Uma história de usuário é uma técnica utilizada para capturar uma necessidade do produto. Diferentemente do outros métodos de especificação de requisitos (use case), uma história contém apenas as informações necessárias para gerar uma conversa entre a equipe de desenvolvimento e o P.O acerca da necessidade do usuário.

As user stories costumam seguis os 3C’s indicador por Ron Jeffries:

  • Cartão: as histórias devem ser escritas em cartões, onde não cabe uma especificação detalhada;

  • Conversa: o requerimento devem ser comunicado para o time por uma conversa, não um documento formal.

  • Confirmação: deve existir um método para verificar se a história foi elaborada conforme discutido, normalmente critérios de aceitação pode ajudar.

Por que aplicar?

Mostra-se adequada para capturar uma necessidade sem desperdiçar tempo em detalhamentos excessivos. Essa é uma alinhada com principio do Manifesto Ágil.

Como aplicar?

  1. Identificar os usuários: primeiro, identifique quem são os usuários do seu produto. Isso pode incluir clientes, usuários finais ou outras partes interessadas.

  2. Entender as necessidades do usuário: em seguida, é importante entender as necessidades do usuário. Isso pode ser feito por meio de entrevistas, pesquisas, análises de dados ou outras técnicas de pesquisa.

  3. Criar as User Stories: com base nas necessidades do usuário, crie as User Stories. Uma User Story é uma declaração simples e concisa que descreve uma funcionalidade específica do produto, do ponto de vista do usuário. Cada User Story deve incluir um título, uma descrição, critérios de aceitação e um valor de negócio.

  4. Priorizar as User Stories: uma vez que você tenha criado as User Stories, é importante priorizá-las com base no valor de negócio que cada uma proporciona. Isso ajudará a garantir que você esteja trabalhando nas funcionalidades mais importantes primeiro.

  5. Criar tarefas: uma vez que você tenha priorizado as User Stories, crie tarefas específicas para cada uma delas. Isso ajudará a dividir o trabalho em partes menores e mais gerenciáveis.

  6. Acompanhar o progresso: acompanhe o progresso do trabalho em cada User Story e tarefa, para garantir que o projeto esteja avançando na direção certa e que as necessidades do usuário estejam sendo atendidas.

  7. Rever e refinar: revise e refine as User Stories e tarefas regularmente, com base no feedback do usuário e nas mudanças nas necessidades do negócio.

Related content

Canvas - Project Value
Canvas - Project Value
Read with this
Backlog do Produto
More like this
Necessidade ou Problema
Necessidade ou Problema
More like this
Visão do Produto
More like this