Filtro para Ideias
Short tip: Canvas para atingir a melhor ideia
O que é?
Método visual baseado em “relevância“ e “segurança“ para seleção da melhor ideia. O objetivo é gerar uma discussão entre o grupo com base nas características das ideias e a prioridade da organização.
Termos utilizados:
Relevância: É o valor percebido pelo usuário do produto para a solução do problema ou da causa raiz
Segurança: É o grau de confiança do grupo na capacidade da organização em construir e entregar a solução. Aspectos como disponibilidade e recursos humanos e matérias, habilidade do time, clareza dos requisitos, riscos envolvidos e prazo e tambem entrega impactam a entrega
Por que aplicar?
Na ideação existem múltiplas ideias de interesse do grupo. Por meios de critérios de “Relevância” e “Segurança” em gráfico, facilita a visualização da diferença entre elas e eventual reposicionamento, se preciso claro.
Como aplicar?
A partir do quadro resultante do processo de ideação (Design Sprint ou Design Thinking), leve os cards “post-its“ para o Canvas de Filtro de Ideias.
Observe que o Design Sprint pressupõe a escolha da solução no terceiro dia, o Canvas deve ser utilizado nesse momento antes da prototipagem e validação com os usuários.
Efetue o processo de discussão da “Relevância” e “Segurança” de cada ideia transportada, posicionando-a no quadrante adequado
Ao finalizar o posicionamento e todas as ideias, discuta com o grupo sobre qual o critério preponderante na escolha da ideia atual entre “Relevância” e “Segurança”
As soluções selecionadas devem estar localizadas dentro do quadro “Sweet Spot“ ou “Valuable Risk“, que são os quadrantes de maior entrega de valor ao usuário
Contudo, na ausência de ideias “Sweet Spot“, por vezes a organização pode tender a optar por uma solução rápida, segura, ainda que com menos valor que uma solução mais arriscada. Com isso o grupo deve refletir sobre os motivos desta decisão e a potencial perda de oportunidade.
Uma vez que escolhida a ideia a ser trabalhada, ela de ver desolada para o campo de “Ideia Escolhida“.
A ideia selecionada deve ser necessariamente validade com usuários, de forma a minimizar os riscos de soluções com baixa agregação de valor. É comum que ao consultar os usuários, novas ideias surjam, ou que a ideia seja modificada com um novo insight.