/
Equipe de Produtos

Equipe de Produtos

Os membros da sua equipe e suas descrições e responsabilidades profissionais são cruciais para definir elementos de sucesso ou fracasso. Não mantenha a sua equipe de produtos em um silo; permita que ela seja interfuncional. Uma cultura forte orientada a equipes de projeto promove a eficácia da equipe. Uma equipe de produtos sólida se sente como o braço de uma  startup – apaixonada, flexível e ágil – dentro da organização maior. A equipe aplica uma estrutura organizacional plana e os membros se reportam diretamente aos seus gerentes funcionais. Normalmente, esta equipe inclui um gerente de produto, um projetista e de dois a doze engenheiros. Dependendo do produto, a equipe também pode incluir um gerente de marketing de produto, um engenheiro de automação de teste, um pesquisador de usuários, um analista de dados e, no caso das empresas maiores, um gerente de entrega de serviços.

“O gerente de produto tem algumas responsabilidades muito específicas e muito desafiadoras (...) e qualquer um que tente lhe dizer o contrário não está ajudando em nada.”

A equipe deve ser colaborativa. As três disciplinas de produto, design e engenharia devem trabalhar juntas de forma não hierárquica em busca de soluções. Os seus membros devem atuar em grande proximidade e não dispersos entre si. Uma equipe deve ser responsável por todos os recursos, correções, desempenho, otimização e conteúdo do produto – ou de uma parte significativa dele. Um grupo unido e estável gera experiência suficiente para promover a inovação. Isto acontece com maior facilidade em uma empresa menor, mas as empresas em fase de crescimento podem sempre escalar conforme necessário. Para manter o zelo missionário de uma equipe de produto, conceda-lhe autonomia para resolver problemas e, ao mesmo tempo, certifique-se de que os membros compreendam o contexto e os objetivos da empresa. Esta visão 360 graus torna a equipe responsável por seus resultados.

“Não importa o quão boa seja a sua equipe de engenharia caso eles não recebam algo que valha a pena construir.”

Anteriormente, as equipes de produto se concentravam em um processo pré-definido até apenas a fase da entrega. O novo modelo, mais eficaz, concentra-se em manter a equipe atuando até que o produto atenda às expectativas da empresa e do cliente. As equipes devem refletir a estratégia de investimento da empresa, ter o mínimo de dependência, ser capacitadas, ser grande ou pequena o suficiente para o cargo, ter uma visão e uma estratégia relevantes e se alinhar com a empresa e o usuário. Revise a estrutura da equipe anualmente para garantir que ela continue atendendo às necessidades da empresa.

Related content

Cultura das Equipes de Produtos
Cultura das Equipes de Produtos
More like this
Gerente de Produto
More like this
Evite Cascastas
More like this