Matriz de Impacto x Esforço
A Matriz Esforço x Impacto é uma forte ferramenta de priorização, que deixa em evidência o quanto as ações imaginadas demandam do time e o quanto impactarão o projeto. Ela ajuda a justificar decisões e a redirecionar as próximas ações.
O primeiro passo é ter claras todas as ações necessárias para realizar o projeto. Depois, classifique as atividades mapeadas, analisando quanto de esforço será gasto e o impacto que ela representa no objetivo principal.
No quadrante de Alto Impacto e Baixa Complexidade, posicione as ações que, quando forem realizadas, trarão bons resultados e, ao mesmo tempo, não demandam muita energia do time.
Em Alto Impacto e Alta Complexidade, coloque as ações que geram resultados expressivos para a empresa mas levam mais tempo e recursos para sua realização.
Baixo Impacto e Baixa complexidade: As tarefas deste quadrante requerem pouco esforço e os resultados são de baixo impacto, sendo aconselhável verificar se a ação é realmente necessária.
E o último quadrante, Baixo Impacto e Alta Complexidade, deve ser preenchido com ações que, quando realizadas, não trazem resultados relevantes para a empresa, pois demandam muito tempo para serem realizadas e têm baixo impacto final. Essas ações devem ser evitadas sempre que possível.