Etapas para prospecção de link building
Introdução
Neste material temos como objetivo explicar de forma mais detalhada as etapas/processo para prospecção de link building. Com o entendimento desse material será possível entender as formas de negociação com os parceiros, média de valores de acordo com o DA (Domain Authority), abordagem e principalmente a efetivação de um link building.
Vale lembrar que esse material se complementa com o fluxograma para ilustrar os caminhos para essa demanda:
Fluxograma: Fluxograma para prospecção de link building
SUMÁRIO
O que é o link building?
Qual o objetivo do link building?
Como entrar em contato com os portais/blogs?
Será link building remunerado?
Defina as palavras chave do seu link building
Saiba escolher os portais para realizar o trabalho de link building
Saiba analisar as propostas enviadas pelos parceiros
A parceria foi finalizada?
O que é o link building?
Link building é um conjunto de técnicas que visam adquirir links qualificados e relevantes de outros sites. A partir disso é possível aumentar a autoridade e reputação do site nos mecanismos de busca, melhorando o posicionamento orgânico, aumento de rankings e tráfego.
Esses links podem ser adquiridos de diversas formas, parcerias, comprados ou organicamente.
No decorrer do material mostraremos como realizar esse processo através de etapas.
Qual o objetivo do link building?
O principal objetivo do link building é gerar autoridade para o seu domínio e principalmente para a sua palavra chave linkada junto ao parceiro. Eu particularmente julgo como uma das principais estratégias pertinentes a SEO, atrelada a outros fatores de ranqueamento o link building pode gerar bons resultados orgânicos para o seu projeto.
Gerando autoridade para o seu domínio o seu projeto passa a ter uma relevância maior juntos aos mecanismos de pesquisa, dessa forma, suas otimizações técnicas, seu trabalho de conteúdo e suas estratégias são melhores interpretadas e renderizadas pelos mecanismos de pesquisa.
Quando realizamos a estratégia de link building queremos além de gerar autoridade, também melhorar o posicionamento dos nossos termos, e esse é outro ponto importante dessa estratégia, ao criar uma rede de links externos (link building) para os termos estratégicos do seu projeto, o Google entende que portais/blogs especialistas no assunto estão referenciando o nosso site, através de links, com isso, o algoritmo dos mecanismos de pesquisa entende que o seu site deve estar melhor posicionado na SERP.
Como entrar em contato com os portais/blogs?
A forma mais comum para prospecção de link building é através de e-mail, porém muitas vezes não é a mais eficiente, visto que muitas vezes não é o e-mail oficial e nem sempre visualizam.
Portanto, abaixo algumas formas de entrar em contato com os portais/blogs:
E-mail (pode ser encontrado no rodapé do blog ou na página de contato do blog);
Linkedin;
Facebook
Instagram
Através desses canais pode ser possível contato com o portal/blog, ou podem redirecionar para o (a) responsável da área.
Uma das formas que está sendo muito utilizada recentemente é através do Linkedin.
Abaixo um exemplo de comunicação inicial com os portais/blogs:
“Olá, bom dia!
Tudo bem?
Meu nome é {{nome}}, faço parte da equipe de {{nome da equipe}} de uma empresa do segmento {{nome do segmento}}
Obs.: não coloque o nome da empresa nesse primeiro momento, o preço pode alterar apenas ao informar o nome da empresa.
Tenho interesse em realizar o processo de parceria para link building com o seu projeto.
Gostaria de saber os valores cobrados, para realizar esse processo, podendo ser no seguintes moldes:
Conteúdos já existentes;
Produção de um novo conteúdo;
Ambos apontando para o nosso projeto através de links estratégicos em palavras que nós informaremos para vocês.
Obrigado e aguardo o seu retorno!”
Será link building remunerado?
SIM, TEMOS UM BUDGET PARA INVESTIR NESSA ESTRATÉGIA
Esse formato é o mais comum, mesmo sofrendo preconceito por grande parte dos profissionais de SEO.
Não é o meu caso!
Basicamente a grande maioria dos profissionais de SEO, dizem que realizar o trabalho de link building pago é contra as diretrizes propostas pelo Google.
E sim! O Google em alguns materiais já disse que essa não é uma das práticas recomendadas, e que, se isso for identificado pode acabar prejudicando o seu site e etc.
Eu particularmente já fiz inúmeros link buildings pagos e nunca tive nenhum tipo de problema junto ao Google, muito pelo contrário, sempre com resultados expressivos.
Porém, o link building virou um negócio, virou um produto, é possível gerar renda, virou de fato para os blogs/portais um canal de remuneração. Dessa forma, é quase impossível realizar o trabalho de link building com bons portais, sem que seja pago.
Por isso, além de ser a principal forma de conseguir parceiros de link building é também uma forma de conseguir bons links para o seu site.
Existem alguns pontos que fazem, com que, os blogs/portais coloquem X valores em seus link buildings, são eles:
DA (Domain Authority);
Acessos;
Branded do blog/portal;
Banner;
Release
Etc
Vale lembrar que, o principal ponto de atenção pra gente é o DA (Domain Authority), através dele vamos medir se devemos ou não fazer parceria com esse blog/portal.
Domain Authoriry (Autoridade de Domínio)
O termo “Domain Authority” foi criado por uma das mais conceituadas empresas de SEO atualmente: a Moz.
A autoridade de domínio prevê o posicionamento do seu site na Página de Resultados (Search Engine Results Page ou SERP), e essa posição depende de uma pontuação, que varia de 1 a 100 (quanto maior, mais fácil dele ser ranqueado).
A Moz identificou alguns fatores que influenciam na qualidade da página que são as principais responsáveis por um site ser ranqueado, ou seja: aparecer antes dos outros nos resultados de pesquisa no Google ou em outro mecanismo de pesquisa).
Atualmente, ela é responsável por mais de 40 fatores de ranqueamento ao calcular a autoridade de domínio dos sites.
Muitos profissionais de SEO, dizem que não é bacana fazer parceria de link building com blogs/portais que tenham o DA menor do que o seu projeto.
Eu concordo em partes, acredito que não é benéfico fazer parcerias com blogs/portais que tenham um DA muito baixo (abaixo de 10) por exemplo, mas se, tiver blogs/portais que tenham um DA próximo ao nosso, sem dúvidas pode ser importante, já atuei em casos que fizemos parcerias com blogs abaixo do nosso DA e mesmo assim tivemos bons resultados.
Em resumo:
Destine uma quantidade de verba para realizar esse trabalho, bons links na grande maioria das vezes deverão ser pagos.
Será link building remunerado?
NÃO, NÃO TEMOS ESSA VERBA PRECISAREMOS FAZER DE OUTRA FORMA
Esse formato não é tão comum mas também é possível ser feito, porém pode levar mais tempo até conseguir algum projeto que de fato queira fazer o que chamamos de “troca de links“.
Como eu comentei no tópico acima, a estratégia de link building virou um negócio e os portais como forma de remunerar, não querem deixar passar a oportunidade de ganharem dinheiro.
Troca de links:
O parceiro disponibiliza o link para o nosso projeto, e nós através de algum blog nosso disponibilizamos link para o projeto do parceiro.
Porém, os projetos Dexco levam um branded interessante, portanto ao prospectar os portais pode ser importante levar essa possibilidade, do parceiro disponibilizar de forma gratuita links para as nossas palavras chave.
A forma de abordagem é a mesma, através dos mesmos canais, porém pode ser mais assertivo já deixar claro a possibilidade do link ser gratuito.
Defina as palavras chave do seu link building
Quando decidimos realizar a estratégia de link building, é sinal que temos as palavras pré-definidas para qual realizaremos as linkagens.
Portanto, defina bem os termos estratégicos que vai trabalhar e deixe-os separados em uma planilha com o seu posicionamento atual (sem o link building feito), o mês desse posicionamento, o volume de busca da palavra chave e o nome do portal/blog que foi feito a parceira e vai realizando o acompanhamento mês a mês.
Abaixo um exemplo de planilha para acompanhamento das parcerias de link building e seus resultados:
Link da planilha: Planilha de acompanhamento dos Link Buildings.xlsx
Obs importante: não abra muito o leque de palavras chave, concentre-se em poucos termos e faça uma boa quantidade de parcerias de link building para eles, quando atingir o resultado esperado para esses termos, realize um novo estudo e defina outro lote de palavras chave para trabalhar link building.
Obs importante: tente dosar um pouco a quantidade de link building realizado no mesmo período, não faça muitos link buildings na mesma semana ou mês. Tente não criar um padrão para fazer parcerias de link building, não crie rotinas de link building.
Faça link building, pouco a pouco (2 a 5) por mês, sem datas fixas, não repita muitas vezes o mesmo parceiro.
O Google identifica comportamentos, não é legal ele identificar essa rotina de parcerias, ele pode entender que esses links estão sendo comprados, e como comentei no inicio do material, isso não é bem interpretado pelos mecanismos de pesquisa.
Em resumo:
Sempre faça link building mas de maneira moderada.
Saiba escolher os portais para realizar o trabalho de link building
Após definir as palavras chave a serem trabalhadas, devemos agora escolher os portais/blogs que devemos e podemos fazer parcerias.
Se o nosso nicho é de decoração e arquitetura, podemos fazer parcerias com um blog de alimentação saudável? Podemos responder facilmente que NÃO!
Não faz nenhum sentido fazermos parte do nicho X e prospectarmos blogs/portais do nicho Y
Inicialmente comece baixando a extensão do Google Chrome Moz Bar. Com essa extensão será possível visualizar o DA (Domain Authority) dos blogs/portais, basta cadastrar no site Moz e ativar a extensão.
Realize pesquisas no Google através de perguntas, elas devem estar atreladas a produtos ou categorias do seu site, exemplo:
Como limpar o piso vinílico?
Como fazer uma decoração rústica na minha sala?
Blogs de decoração
Decoração de banheiro
Através de pesquisas semelhantes a essas acima, sobre o seu negócio, será possível descobrir diversos blogs/portais que escrevem sobre o seu negócio, assim fica simples de separar e prospectá-los.
3. Utilize também ferramentas como o SEMrush para identificar blogs/portais que possam ter sinergia com o conteúdo do seu negócio.
4. Separe em uma planilha todos os blogs/portais que conseguiu identificar, depois faça contato com todos eles, como explicado nos primeiros tópicos e solicite os valores para o serviço de link building.
Eu particularmente gosto de trabalhar com blogs/portais que tenham um DA (Domain Authority) acima de 20. Acredito que acima desse número já são portais um pouco mais consolidados, é claro, quanto maior, muito melhor para nosso projeto.
Saiba analisar as propostas enviadas pelos parceiros
Outro processo muito comum no trabalho de prospecção de link building é: os blogs/portais querem acrescentar outras coisas que não interessam muito pra gente, como por exemplo:
– Release;
– Banner na Home;
– Parceria de 6 meses;
Devemos ter em mente que, o que nos interessa são os links diretamente nas palavras que nós definimos, portanto qualquer outro acréscimo nas propostas, não nos interessam.
Normalmente, esses pontos a mais são entregues pelo parceiro depois que é mostrado o interesse em fechar a parceria, portanto, tente sempre deixar claro na troca de e-mails que o objetivo é apenas o link no texto âncora que nós devemos informar para eles, qualquer extensão disso não vai agregar pra gente.
Outro ponto importante para se analisar são os valores, muitas vezes os portais/blogs estipulam valores extremamente altos por um DA considerado baixo, dessa forma disponibilizo uma tabela abaixo para ser usada como base.
É claro, os valores x DA que vou ilustrar aqui, servem como base, não quer dizer que se atribui 100% a assertividade.
Em resumo:
Lembre-se que o nosso objetivo é o link, qualquer coisa além do link na palavra chave será excesso e muitas vezes o valor desse excesso pode ser alto e ineficiente pra estratégia.
A parceria foi finalizada?
SIM, TODOS OS PONTOS FORAM POSITIVOS E A PARCERIA FOI FECHADA.
Nesse caso, devemos acompanhar se a parceria trará algum benefício, devemos acompanhar o desenvolvimento do posicionamento dos termos que foram feito os link buildings.
Pra isso, disponibilizo uma planilha que, com base nas informações conseguimos manter um controle dos link buildings realizados.
Link da planilha: Planilha de acompanhamento dos Link Buildings.xlsx
Outro ponto importante pra validar/analisar é se os links apontados estão parametrizados.
Muitas vezes os portais/blogs fecham uma parceria de link building e na hora da publicação colocam parâmetros como “nofollow“ no link e isso não pode acontecer.
Exemplos:
CORRETO
<a href="https://dominio.com.br/nome-da-postagem">Palavra chave</a>
INCORRETO
<a href="https://dominio.com.br/nome-da-postagem" rel=”nofollow”>Palavra chave</a>
A parceria foi finalizada?
NÃO, ALGUM PONTO OU VALOR NÃO ESTAVA DE ACORDO.
Não faça contato novamente com o prospect, procure outros parceiros e execute todo o processo inicial.