Código Repositório: https://bitbucket.org/duratex/arquitetura-dados-create-agent-dynatrace
CARD: https://dtxlab.atlassian.net/browse/DGA-544
Configurações Iniciais
O primeiro passo é executar o Notebook que gerará o script shell que será executado ao iniciar o cluster. Este script basicamente consiste na instalação do agent do dynatrace ao host. Este agent é responsável por enviar as informações para o Dynatrace, onde lá, poderemos ver as informações compiladas.
O script que precisa ser executado está no caminho:
/Shared/Dynatrace-install-agent
Antes de executar o script, é necessário se atentar a duas informações:
O nome dos clusters na qual o script será gerado. Isto é necessário uma fez que o script é customizado levando em consideração este Array de clusters. O intuito é instalar o agent com informações customizadas do mesmo, como nome do host e ambiente que será explicado logo abaixo.
ambiente: Esta variável é uma tag que será configurada no agente para que fique mais claro dentro do Dynatrace de qual ambiente é o host em questão. Pensando que o mesmo está instalado em todos os ambientes (DEV-AWS / PROD-AWS / DEV-AZURE / PROD-AZURE) tal informação nós auxiliará em futuras análises.
O output deste notebook é um arquivo .SH que será executado toda vez que o cluster em questão iniciar, para isto basta seguir os seguintes passos:
Acessar o cluster que colocaremos o script
Certificar de que não tem ninguém executando o cluster (este passo é fundamental por que ao fazer a edição, para que a mesma seja salva, o cluster deverá ser reiniciado)
Clicar no botão edit
Acessar o Advance Options
Acessar a aba Init Scripts
Colocar o script que foi gerado na execução anterior do notebook, conforme imagem abaixo:
Uma vez feito os passos acima, o cluster será reinicializado (caso o mesmo esteja ligado), caso contrário, as alterações serão aplicadas no próximo start do mesmo.
Validando no Dynatrace
Para acessar o Dynatrace basta acessar o link: https://sso.dynatrace.com/?goto=https%3A%2F%2Fcbb68680.live.dynatrace.com%2Findex.jsp%3FSHA%3D0#email-verification-page
Para acessar, basta digitar o e-mail.
OBS: Caso não tenha acesso, basta acionar o Oscar do departamento de arquitetura.
Feito os passos da seção “Configurações Iniciais”, basta acessar o Dynatrace, e navegar até a seção “HOSTS". Nesta seção, podemos procurar o nome do Cluster que queremos acessar. Uma vez clicado, teremos a visualização das informações do mesmo conforme print abaixo:
Abaixo uma visão das informações disponibilizadas pelo Dynatrace:
Toda as infos acima mostradas no print são acessíveis mediante um clique, ou seja, com isto conseguiremos chegar nos níveis mais baixos da máquina. Um exemplo, é a visão abaixo dos processos que estão sendo executados dentro do host e o consumo de cada um:
Ao clicar em qualquer processo, temos uma visão mais detalhada do mesmo conforme print abaixo: